Psicopedagogia
A psicopedagogia é um campo interdisciplinar dentro das ciências humanas que combina conhecimentos da psicologia, neuropsicologia, psicolinguística, psicomotricidade e da pedagogia. Seu objetivo principal é o estudo do processo de aprendizagem humana, abrangendo aspectos cognitivos, emocionais e psicomotores, considerando a influência do ambiente (família, escola, trabalho, sociedade) no desenvolvimento desses processos.
Essencialmente, a Psicopedagogia busca identificar e compreender os obstáculos que podem afetar a aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Com base nessas análises, são desenvolvidos planos de intervenção específicos, adaptados às necessidades individuais de cada pessoa, visando superar essas barreiras e promover um aprendizado mais eficaz e satisfatório.
Psicopedagogia
Os profissionais dessa área não se restringem apenas às salas de aula, mas podem ser encontrados em locais incluindo hospitais, centros comunitários, organizações não governamentais (ONGs) e oferecendo consultas individuais em consultórios.
Auxiliar os estudantes a superarem desafios relacionados à aprendizagem. Isso é alcançado através de uma análise cuidadosa de cada paciente, considerando não apenas os aspectos educacionais, mas também os fatores sociais, comportamentais e emocionais.
A psicopedagoga identifica quaisquer obstáculos que estejam prejudicando o progresso educacional e desenvolve estratégias personalizadas para superá-los.
Psicopedagogia
Na primeira sessão, a psicopedagoga realiza uma abordagem abrangente, coletando informações detalhadas sobre o histórico do paciente em diferentes aspectos, como desenvolvimento psicomotor, habilidades cognitivas, estado emocional e interações sociais. Quando se trata de crianças e adolescentes, os pais geralmente participam dessa consulta inicial para fornecer insights adicionais e contextuais. Essa colaboração entre o psicopedagogo e os pais é fundamental para entender melhor as necessidades do indivíduo e desenvolver um plano de intervenção eficaz.
A psicopedagoga observa atentamente o comportamento do indivíduo e as estratégias que ele emprega para realizar as diferentes atividades propostas. Essa análise detalhada permite a profissional compreender melhor as habilidades e dificuldades do estudante, orientando assim o seu desenvolvimento.
Adaptada às necessidades identificadas durante o processo irá abranger uma variedade de atividades; leitura, escrita, cálculo, raciocínio lógico-matemático, prática de habilidades de lateralidade, desenvolvimento de habilidades de comunicação interpessoal, compreensão e adesão às normas escolares, profissionais e sociais, além de promover a autoestima e autonomia, entre outras abordagens. A frequência das sessões é determinada com base nas necessidades individuais de cada paciente.
O processo de intervenção para lidar com dificuldades de aprendizagem, sejam elas gerais ou específicas, é adaptado de acordo com as necessidades identificadas durante a avaliação inicial. Durante esse processo, uma variedade de atividades é realizada para abordar áreas como leitura, escrita, cálculo, raciocínio lógico-matemático, métodos de estudo, entre outras.
Para dificuldades de aprendizagem gerais, os aspectos como atenção, concentração, leitura, escrita, lateralidade, vocabulário, grafismo, expressão verbal, raciocínio lógico-matemático e técnicas de estudo são abordados.
Já para dificuldades específicas, como dislexia, disortografia, discalculia e disgrafia, estratégias específicas são aplicadas para lidar com esses desafios.
oferecendo suporte e orientação para indivíduos que enfrentam dificuldades educacionais. Dentro desse contexto, ela deve estar apta a lidar com uma variedade de desafios relacionados à aprendizagem, incluindo transtornos de aprendizagem e déficit de atenção.
Quando se trata de transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia e disortografia, a psicopedagoga é indicada para identificar sinais precoces, realizar avaliações abrangentes e desenvolver intervenções personalizadas para ajudar o indivíduo a superar essas barreiras específicas. Isso pode envolver a utilização de técnicas e estratégias de ensino adaptadas, bem como a colaboração com outros profissionais, como psicólogos, fonoaudiólogos e equipe médica para oferecer um suporte abrangente.
Além disso, no caso do déficit de atenção, a psicopedagoga pode oferecer suporte tanto ao paciente quanto à sua família, ajudando a desenvolver habilidades de organização, gerenciamento do tempo e concentração, e fornecendo estratégias para lidar com os desafios específicos que esse transtorno apresenta no contexto educacional.
Local: Av. Rua Borges Lagoa, 1.065
Sala 37, 3° andar. Edifício New Work Tower.
Vila Clementino - São Paulo/SP
Local: Av. Washington Luiz, 310
Sala 102, 10° andar. Edifício Black&White, torre Black.
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